Teoria da arte como imitação/representação
A teoria mais mais antiga teoria da arte , conhecida como Teoria da arte como imitação/representação , defendida por Platão e Aritóteles . Sendo ela questionada pelos dois filósofos acerca da natureza da arte, também conhecida como como teoria mimética da arte ( do grego, imitação ) .
Não se trata apenas em imitar com rigor , a boa aparência dos objetos físicos , mas também através de artes como teatro a literatura, como " imitar " , ou seja , representar os comportamentos humanos , princípios e valores, como a moralidade e a ordem do Universo.
Tese: É um objeto de arte se tem a capacidade de representar a realidade ou se é produzido pelo homem.
Por representação compreendemos algo que toma o lugar de outra coisa de forma intencional.
No entanto , existe vários diferentes tipos de representação. Uma representação pode ser imitação ou não imitação. Como por exemplo , alguns sinais de trânsito representam algo através da imitação da sua forma, mas em outros não, o sinal de aproximação de uma lomba , representa a aproximação de um perigo através da sua forma, mas o sinal de proibição de estacionar consiste em representar essa proibição sem imitar a sua forma.

Para Platão e Aristóteles, a arte era uma forma de imitação da natureza. Platão desprezou, ao considerar que as obras de arte imitavam os objetos naturais, via essas obras como imagens imperfeitas . Ainda por cima quando, no seu ponto de vista, os próprios objetos naturais eram sua cópia.
O filosofo Aristóteles, mantém a ideia de arte como imitação, tinha uma opinião mais favorável à arte, uma vez que os objetos que a arte imita não são, afirma, cópias de nada.
Aristóteles apresenta uma ideia na sua obra poética .

Neste exerto é defendido que : Algo é uma obra de arte so se é uma imitação, como já esta referido acima .
«As meninas»,Diego Velázquez (1656)- Teoria da arte como representação imitativa , ou seja imita algo .